sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hidratação: vital para o desempenho do praticante de atividade física
Ingestão de líquidos antes e depois da prática esportiva pode contribuir para o rendimento do atleta
Equipe Universidade do Futebol 
 
Muitas pessoas não se dão conta que um bom desempenho nos exercícios físicos pode não depender apenas de um bom condicionamento físico e uma boa alimentação, mas também de uma boa hidratação! Ainda mais no verão, já que nessa época as temperaturas são elevadas e o corpo transpira mais, perdendo mais líquidos e sais minerais através do suor, que pode prejudicar a atividade física e fazer com que o corpo tenha dificuldades na realização dos exercícios.
Dessa forma, a hidratação correta é indispensável para que você mantenha a disposição em suas atividades. A maioria dos praticantes de atividade física acaba não percebendo a quantidade de suor que perdem, levando à desidratação.
Na verdade, perdas de líquidos pequenas, como 2% do peso corporal (menos que 1,5 kg em uma pessoa de 70 kg), pode prejudicar o rendimento e aumentar a fadiga. Isso é importante porque é comum que algumas pessoas percam até 4 kg de suor durante uma hora de exercício, por exemplo, o que pode facilmente levar a desidratação se os líquidos ingeridos não forem suficientes para repor as perdas por meio do suor.
Por isso, não espere a sede chegar! Garanta sua hidratação bebendo líquidos antes, durante e depois da prática de exercícios.
Repositores hidroeletrolíticos (ou isotônicos) ou água para uma melhor hidratação durante atividade física? Estudos mostram que os isotonicos são melhores que água para a hidratação na prática de atividade física porque:
- Estimulam a ingestão voluntária quando os praticantes de atividade física estão suados e sedentos. Repositores hidroeletrolíticos com um sabor suave e uma pequena quantidade de sódio estimulam as pessoas a beberem mais e a reporem os líquidos e sais minerais perdidos com o suor.
- Estimulam a rápida absorção dos líquidos. Repositores hidroeletrolíticos apresentam combinação e composição adequada de carboidratos e sais minerais para acelerar a entrada desses elementos no sangue e também promover a hidratação de forma mais rápida.
- Ajudam a manter os indivíduos em condições de continuar o exercício. Os isotônicos podem ajudar os praticantes de atividade física a evitarem a desidratação e outros problemas relacionados ao calor, tais como fadiga precoce, cãibras, tonturas e exaustão, auxiliando a manter o pique no exercício por mais tempo.
- Recuperação rápida. Os carboidratos e os sais minerais dos isotônicos ajudam a reabastecer os músculos e a acelerar a reidratação.
A seguir seguem algumas orientações para evitar a desidratação e manter o ritmo nos exercícios.
- Lembre-se de ingerir líquidos durante o dia. Isso pode ser facilmente realizado, basta levar sempre com você um isotônico e também usar bebedouros, geladeiras e bebidas disponíveis em lanchonetes como motivadores para ingerir líquidos durante o dia todo.
- Hidrate-se!!! Indivíduos ativos devem procurar ingerir pelo menos 500 mL (2 copos) de líquidos, 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 mL (1 copo), 10 a 20 minutos antes.
- Lembre-se dos carboidratos. Muitas pessoas que se exercitam hesitam em usar os repositores hidroeletrolíticos durante seus treinos, pois não querem as calorias adicionais. Entretanto, pesquisas recentes mostraram que o consumo da quantidade de carboidratos presentes neste tipo de bebida durante o exercício pode limitar a ingestão calórica durante o restante do dia.
Fonte:GSSI (Gatorade Sports Science Institute) - www.gssi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

METROPOLITANO DE FUTSAL 2017

CRAQUE 10 X ATLETICO SARANDI Nosso sábado foi recheado de gols, jogadas e muito futebol.  Enfrentamos a organizada equipe do atlético s...