segunda-feira, 12 de setembro de 2011

HISTÓRIA DO FUTEBOL FEMININO NO RIO GRANDE DO SUL


Seleção Gaúcha de Futebol Feminino 1994


AUTORES: JAQUELINE ESCOBAR PASTRO; KAREN LETÍCIA ANTOCHEVIS; CAMILA DOS SANTOS.

Justificativa: O Futebol Feminino vem sendo praticado por mulheres desde 1900, porém, no Brasil, ele surge em 1980 após ser revogada a lei que proibia as mulheres de jogarem futebol. Segundo registro do Jornal Zero Hora, o primeiro amistoso oficial aconteceu em 1982, desde então, o Rio Grande do Sul tem conduzido atletas para o Rio de Janeiro e São Paulo, (através da seleção gaúcha), onde acontece o Campeonato Brasileiro, torneio que define as melhores equipes do País. Muitos amistosos da Seleção Brasileira Levaram atletas para diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Japão e Noruega, países que se destacam na modalidade. Em 1991, acontece a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino, já em 1996 a modalidade está nos jogos olímpicos de Atlanta, onde os jogos são disputados diante de uma multidão de espectadores. Em 2003, o Brasil é campeão dos Jogos Pan-Americanos, tendo apenas uma gaúcha. Objetivo: Investigar o Futebol Feminino no Rio Grande do Sul, bem como as pioneiras da modalidade, listando times, equipes, dirigentes e atletas. Descreve ainda, a participação das gaúchas em campeonatos regionais, estaduais, brasileiros e internacionais. Metodologia: Para isso, buscamos na história bibliográfica do futebol masculino, uma linha do tempo, que sérvio de apoio para descrevermos a origem do futebol feminino. Utilizando-se periódicos, como jornais e revistas, e feitas entrevistas abertas com pessoas envolvidas na modalidade, a fim de explorar a fundo experiências vividas com este esporte. Conclusão: Concluímos que em muitos países, assim como no Brasil, não há apoio do governo e clubes ao futebol feminino. Apesar disso, a adesão de mulheres a esse esporte é crescente. Esta modalidade merece atenção da comunidade cientifica, para que abordem o assunto de forma séria e produtiva. Percebemos, no futebol feminino, um mercado que se abre para novos estudos.
Palavras Chaves: História, Futebol Feminino, Rio Grande do Sul.

Certificamos que o trabalho HITORIA DO FUTEBOL FEMININO NO RIO GRANDE DO SUL
De autoria de Jaqueline Escobar Pastro
Tendo como orientador Daniel Kruser
Foi apresentado na sessão: Perspectivas SÓcio-Culturais da Educação Física no XVI Salão de Iniciação Científica, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa/PROPESQ  na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Período de 25 a 29 de outubro de 2004.

Certificamos que Jaqueline Escobar Pastro (autor) participou do Iº CONGRESSO SUL-AMERICANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE/ IIº ENIEF ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, no período de 25 a 29 de agosto de 2004, na Universidade Luterana do Brasil em Canoas/RS-Brasil, na sessão de Pôsteres, como apresentador, com o trabalho intitulado:
HISTÓRIA DO FUTEBOL FEMININO NO RIO GRANDE DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

METROPOLITANO DE FUTSAL 2017

CRAQUE 10 X ATLETICO SARANDI Nosso sábado foi recheado de gols, jogadas e muito futebol.  Enfrentamos a organizada equipe do atlético s...