sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como Ser um Campeão!!! Aprenda com o profissional de Educação física!!!







ISTO DÁ CERTO!

O que se aprende com a Educação Física

Educação Física não é só recreação e jogo de bola. Conheça as lições que é possível tirar da disciplina

13/07/2011 12:49
Texto Camilo Gomide
Educar
Foto: Ilustração de Cláudia Marianno
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais
Pelé, Romário, Ronaldo, Zico, Hortência, Oscar, César Cielo, Bernardinho, Marta, Guga... Quem não sonha em ser um atleta peso-pesado? Ou em ter um campeão desses na família? Mas não é apenas de medalhas de ouro e prata que o esporteé feito. Pesquisas mostram que apenas 0,26% da população tem aptidão para se tornar esportista de renome. Mas nem por isso a Educação Física deve ficar de escanteio. As aulas aplicadas na vida escolar das crianças e jovens brasileiros podem não fazer ídolos esportivos, mas desenvolvem muitas habilidades importantes.

Desde o Ensino Infantil até o fim do Ensino Médio as aulas de Educação Física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes. Mas é muito mais do que isso. Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas!

Na Escola da Vila, em São Paulo, por exemplo, faz parte do plano pedagógico de Educação Física transmitir por meio das atividades valores éticos. "Nosso trabalho é voltado para práticas que, além de melhorar funções metabólicas, e de conscientizar os alunos da importância do cuidado com o corpo, procuram desenvolver um senso de coletividade buscando uma convivência solidária e positiva", diz Washington Nunes, Coordenador de Esportes.

Essa concepção do ensino de Educação Física parte de um conceito que entende o ser humano como um animal estruturado por corpo, razão e emoção. Em consonância com essa filosofia, a UNESCO - organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas - estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. "Uma boa Educação deve ensinar o aluno a aprender, a agir e a se relacionar. Precisa englobar esses 4 pilares da UNESCO. E isso vale para qualquer disciplina, inclusive a Educação Física", diz Alcir Ferrer, professor de Educação Física e treinador de basquete juvenil do Club Athletico Paulistano, de São Paulo.

Conheça melhor algumas competências que crianças e jovens podem desenvolver com a Educação Física:



Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-fisica-559281.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ª RODADA METROPOLITANO DE FUTSAL 2017

CRAQUE 10 X SOCCERS Mais um domingo de jogos, gols, torcida e medalhas....Hoje o importante foi o comprometimento da equipe da escola C...